sábado, 7 de novembro de 2009

Antípoda

Antípoda (an.tí.po.da) adj (gr antípous, antípodos) Que é oposto; contrário. sm 1 Indivíduo que habita, no globo terrestre, lugar diametralmente oposto a outro. 2 Qualquer ponto da Terra em relação ao que lhe fica diametralmente oposto. 3 Lugar muito distante. 4 O contrário, o oposto. 5 Quím Composto que, em relação a outro estereoisomérico, tem uma configuração exatamente oposta dos seus átomos no espaço. sm pl Os habitantes de um ponto da Terra em relação aos do que lhe fica diametralmente oposto. Antípoda da virtude: os pecadores. Antípoda do tempo: os que trocam o dia pela noite. Antípodas raciais: indivíduos da raça amarela, em contraste com os da raça negra. (Dicionário Michaelis)

Antípoda, como deu pra perceber, é uma palavra grega. Não chego nem perto de saber algo de Filosofia, mas sei que Aristóteles e alguns filósofos gregos acreditavam na doutrina do meio-termo. Não é difícil adivinhar o que é isso, né? Valoriza-se o equilíbrio e a medida, pois assim é a natureza do universo. Portanto, é perfeitamente compreensível pensar que se existem seres neste mundo, devem existir outros fora para equilibrar a balança. Daí surgem os antípodas, os contrários, seres que estavam ligados a suas contrapartes pela sola dos pés, vivendo ao contrário.

A idéia do equilíbrio e dos antípodas continuou bastante importante na história humana. Foi utilizada principalmente para criação e discriminação do outro, que podia ser qualquer um, dependendo dos grupos dominantes e seus interesses. Desta forma, todo mundo que não se enquadrava no tipo de mundo pensado por esses grupos era um antípoda.

O ímpeto pra escrever esse caderno veio da afirmação, muito repetida no senso comum, de que hoje mundo está de cabeça para baixo! Eu até concordo com isso, mas vejo por uma perspectiva invertida. O mundo é que está de cabeça pra cima e há alguns antípodas insatisfeitos que querem bagunçar e rearrumar a casa.


Não tenho a pretensão de usar esse caderno como lista para organizar a arrumação, mas sim expressar a visão de uma pessoa que se sente de cabeça para baixo no mundo e que não se identifica com a idéia da maioria dos indivíduos do planeta.


Benvindos à casa contrária de um antípoda!

3 comentários:

  1. Olha ele.... devidamente linkado e seguido. =p

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom quando um amigo faz um blog (e o atualiza minimamente).

    ResponderExcluir
  3. Ser antípoda tem tudo a ver com a escolha pela barbárie, não? =) Boa idéia inventar mais um blog legal pra gente ler, Fábio!

    ResponderExcluir